Como criar um blog de sucesso?

by - julho 13, 2018

Ter um blog está na moda? Sim está. Mas sabes qual o trabalho que isso implica?

 Temos de abdicar de algumas coisas para podermos cuidar do blog.

Não tem de ser um trabalho cansativo, até porque quando criamos o blog queremos fazer o melhor dos melhores, e como diz o ditado "Quem corre por gosto, não cansa.".

Mas vamos ao que interessa, ter um blog implica que tenhas de definir algumas estratégias, dias e horas de postar no blog, dias e horas de divulgar o teu blog nas redes sociais.

Temos várias ferramentas que nos ajudam. Hoje em dia maior parte dos blogs são criados pela plataforma da Google "Blogger", onde podemos agendar a publicação do post.

Depois temos a app "Planoly" onde podemos agendar as publicações do instagram (para mim a melhor rede social de sempre). Se estás disponível para criar o teu blog vê os próximos posts. São muito importantes, e são opiniões construtivas com base naquilo que aprendi ao longo do tempo e da minha experiência própria.



- DEFINIR TEMA

Para criares um blog tens de definir qual o seu tema principal. Como é óbvio podemos falar de inúmeras coisas num só blog mas o tema principal tem de existir. Pode ser algo que tenhas muita curiosidade, pode ser o teu hobbie ou até mesmo algo que tenhas estudado.
Quando definires o tema do teu blog o teu trabalho está muito mais facilitado. Até porque já tens algo mais sólido para poderes pesquisar mais sobre o tema, para poderes partilhar com os teus leitores aquilo que aprendeste.


- DEFINIR PÚBLICO ALVO

Já ouvi algumas meninas dizerem que o que querem é visualizações e seguidores. Mas definir o nosso público alvo é um dos passos principais na criação de um blog. Se queremos mais mulheres do que homens, se queremos pessoas com mais ou menos idade, se queremos pessoas da classe média ou alta, se queremos pessoas apenas portuguesas ou também estrangeiras. Tudo isso é importante, até porque na construção de conteúdo do teu blog tens de ter tudo isso em conta.


- ORGANIZAR A AGENDA DO BLOG

Quando temos um blog temos de ter uma agenda própria, eu tenho o meu calendário icloud no meu ipad, mais uma agenda "real" onde escrevo com a minha pen as notas ou os temas dos próximos posts.




- DEFINIR QUAIS AS REDES SOCIAIS ONDE VAI ESTAR PRESENTE O BLOG

Hoje em dia há centenas de redes sociais mas nem todas são boas para divulgares o teu blog. Neste momento a rede social mais utilizada em todo o mundo é o instagram. O instagram tem imensas ferramentas, podemos publicar várias fotografias num só post (post do instagram), podemos filtrar as fotografias na própria app, podemos partilhar com os nossos seguidores o nosso dia a dia através das stories do instagram. Podemos até mesmo criar os Destaques das Stories com diferentes temas. Temos também o Facebook, o Twitter, Google +, Bloglovin. Para mim as mais interessantes e fáceis de manusear para quem é novo nesta área.



- COMO CRIAR OS MELHORES DESTAQUES NAS STORIES DO INSTAGRAM

Depois de inúmeras tentativas a tentar criar os destaques mais giros de sempre no instagram, a ferramenta eleita foi o Canva. Para muitas pessoas é muito difícil de utilizar, pessoalmente achei muito simples e fácil funcionar com o Canva. As medidas para criar as stories são 1080x1920. Onde podemos ir buscar os ícones mais giros e dinâmicos? Ao site "Flaticon". Tem vários temas de ícones, e tem uma série de ícones segmentados, o que acho muito interessante.

- COMO CRIAR O INSTAGRAM MAIS GIRO DE SEMPRE?

No início, senti muita dificuldade em ter um design bonito e consistente. Para teres um instagram bonito, tens de definir qual o filtro das fotografias que vais postar, qual a cor principal do teu instagram, para isso temos a ajuda de inúmeras apps, para mim a melhor mais uma vez é o "Planoly". Depois disso, tens de definir qual o seguimento das fotos, cada linha do instagram tem três fotografias, nessa linha defines (por exemplo) a foto mais a direita de um prato de comida, a fotografia do meio, com uma frase inspiradora, e a fotografia mais a esquerda, uma fotografia tua com o look do dia.



- DEFINIR UMA PALETA DE CORES PARA O BLOG

Definir uma paleta de cores para o teu blog é um passo importante. Vai ser a partir de essa palete de cores que vais definir e escolher todas as fotografias inseridas no teu blog.
Todas as cores tem um sentido psicológico.


- O azul
A cor azul é mais usada nas empresas por ser produtiva e não invasiva.
É uma cor que sugere uma sensação de segurança e confiança em uma marca.
Verificou-se que o azul reduz o apetite, portanto, não deve ser utilizado em uma promoção de alimentos.
É a cor da harmonia, da fidelidade e da simpatia.
É a cor mais fria e está ligada ao conceito de espiritualidade e fantasia.
Existem 111 tons de azul.
É uma cor primária e, para os pintores, a tonalidade mais valorizada de azul era o “azul ultramar”. Era o mais caro, mas dava aos quadros uma vivacidade excepcional.


- O vermelho
O vermelho é uma das cores mais utilizadas no marketing: ela se destaca do restante das cores, tem mais poder de convencimento e é usada para atrair a atenção.
Aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência, de perigo ou imediatismo.
É usado para estimular o apetite e favorecer as compras por impulso.
Ela representa o amor, mas também o ódio.
É a cor dos reis, da alegria e do perigo.
Representa o sangue e a vida.
É uma cor dinâmica e sedutora capaz de despertar o nosso lado mais agressivo.



- O amarelo
No marketing representa otimismo e juventude.
Traz clareza e pode ser usado para chamar a atenção para certos produtos nas vitrines.
Não se pode abusar desta cor nas lojas, porque cansa rapidamente a vista. Por isso, é mais usada nas prateleiras laterais do que nas prateleiras centrais de um comércio.
Alguns estudos mostram que tons intensos de amarelo provocam choro nos bebês.
Para os especialistas em psicologia da cor, o amarelo é uma cor contraditória: representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.
Ilumina e estimula a criatividade.
É uma cor masculina, e na China representava as instituições imperiais.

- O verde
O verde é a cor do crescimento, da renovação e do renascimento.
Ela está associada com a saúde, com a natureza, frescor e paz.
Promove a resolução de problemas, traz liberdade, cura e paz.
O verde opaco representa o dinheiro, a economia e a burguesia.
Existem mais de 100 tons de verde. Os tons intermediários são os mais estimuladores do humor.
Ele também representa o amor incipiente.
É uma cor que ajuda relaxar; na verdade, é muito útil para pessoas que estão passando por uma depressão.

- O preto
A cor preta está associada com a elegância, com o secreto, o mistério e o poder.
Gera emoções fortes, é uma cor autoritária.
No mundo da moda é considerada elegante e sofisticada.
Existem 50 tons de preto.
Ele também simboliza o fim de algo, a morte, a perda.
Antigamente representava os sacerdotes e atualmente os conservadores.


- O branco
O branco simboliza inocência e pureza.
Ele representa o início, a vontade de começar algo novo.
Traz amplitude e honestidade para um ambiente, assim como uma sensação de paz, cura e tranquilidade.
Está associado com a perfeição.
Há 67 tons de branco.
Uma gola branca na roupa simboliza status.

- O rosa
Ele simboliza o charme e a cortesia.
No marketing está associado com o mundo infantil ou com o romantismo.
É o tom da ternura erótica.
Simboliza a ternura, o infantil ou o pequeno.
Era a cor favorita de Madame Pompadour.

- DEFINIR OS TIPOS DE LETRA QUE VAMOS UTILIZAR NO BLOG (TIPO, TAMANHO)

Sim, até o tipo de letra e o tamanho é importante, o blog não fica bem com dispersividade na letra, pois torna-se confuso para os leitores. Sim porque também há leitores um pouco preguiçosos. Mas até em termos de estética fica bem tudo uniforme. Hoje em dia já existem sites onde podemos utilizar e definir os tipos e tamanhos das letras. O título do blog é um tipo e um tamanho de letra, os títulos dos posts, a letra dos posts.
Toda a comunicação do blog tem de ser simples e clara. Nunca sabemos ao certo quem está do outro lado a ler o nosso blog.


- DEFINIR UM TEMPLATE PARA O BLOG

Definir um Template para o blog e importante. E mais importante ainda, é que esse mesmo Template seja responsivo a todos os tamanhos de ecrãs disponíveis no mercado.
Os dois sites que mais gosto para os templates e o "Themexpose" e o "Gooyaabitemplates".

- CRIAR LOGÓTIPO DO BLOG

Sim. Porque não são apenas as marcas de produtos que têm um logótipo. O logótipo vai ser a cara do teu blog, para mim uma das coisas principais num blog. A ferramenta que usei para criar o meu foi o "Canva".

- CRIAR SLOGAN

Criar um slogan, e como o logótipo, não é só para apresentação de produtos ou marcas. O teu blog um dia mais tarde vai passar a ser uma marca. Tens de definir um slogan que te preencha e que preencha os teus leitores. Normalmente os slogans estão relacionados com o tema do blog.

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